segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (3.9-15)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 3.9-15

9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10 Tenho visto o trabalho penoso que Deus deu aos filhos dos homens para nele se exercitarem.
11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a ideia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim.
12 Sei que não há coisa melhor para eles do que se regozijarem e fazerem o bem enquanto viverem;
13 e também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; é dom de Deus.
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele.
15 O que é, já existiu; e o que há de ser, também já existiu; e Deus procura de novo o que já se passou.

O autor de Eclesiastes entende que o trabalho não é algo ruim em si. Talvez por conta da ideia apresentada no Gênesis, que depois do pecado, o ser humano é expulso do paraíso e tem que trabalhar para ter seu sustento. O trabalho em si não é ruim. Pode ser penoso, complicado, cansativo, mas nunca algo ruim, quando feito de acordo com a vontade do Senhor!

O que Deus criou, fez formoso. Desde o Gênesis lemos que "tudo era bom" e quando criou o ser humano, o Senhor diz que era "muito bom". E em Eclesiastes, temos a confirmação de tal realidade. Aquilo que o Senhor nos permite fazer e viver, sempre buscando a Sua vontade, é algo bom, importante e serve para nosso regozijo. Tudo o que temos para fazer, é para servir como tal.

Nesta parte do texto, o autor não consegue ficar na questão da "limitação humana", nas coisas que acontecem no dia a dia, como tentava fazer com o texto até aqui. Mesmo quando citava o Senhor, ele deixava claro que via as coisas como se vê do ponto de vista humano. Não deixou de fazer isso: olha cada atividade humana do ponto de vista humano, sua importância, a alegria, o próprio dom do Senhor. Mas não consegue deixar de lado o "espiritual" nessa observação.


Não deixe de lado as coisas que você tem para fazer na sua vida. Não deixe de "aproveitar" cada momento do seu dia, as atividades que desempenha, os momentos de lazer e tudo mais. É agradável ao Senhor que seja assim! Só não perca de vista uma coisa: faça sempre as coisas de acordo com a vontade do Senhor. Busque conhecer Sua vontade e lute para viver de tal forma a agradar ao Senhor. Ele tem para nós esses momentos de alegria e felicidade. Buscando a vontade do Senhor, iremos desfrutar com muito mais alegria das coisas que temos nesta vida!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário