segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (3.16-22)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 3.16-22

16 Vi ainda debaixo do sol que no lugar da retidão estava a impiedade; e que no lugar da justiça estava a impiedade ainda.
17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra.
18 Disse eu no meu coração: Isso é por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os animais.
19 Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os animais; porque tudo é vaidade.
20 Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.
21 Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos animais desce para a terra?
22 Pelo que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras; porque esse é o seu quinhão; pois, quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

O autor do livro começa observando que o ser humano age muitas vezes de forma errada, com impiedade. Em vez de encontrar retidão ou justiça, encontramos muitas vezes a impiedade. E muitos dizem que é assim mesmo, ou que o mundo é assim. Mas o mundo não seria o que fazemos dele ou nele? Se mudarmos nossa forma de agir, o que "sempre aconteceu" não mudaria? Não interessa que é sempre assim... podemos fazer a diferença sim!

Mas o autor do texto entende que o Senhor julgará a todos. Em Jesus, temos a redenção por Graça, ou estaríamos condenados em nossos pecados! Mas quem não aceita a Jesus, terá que enfrentar esse julgamento. Só que o tempo em que o texto foi escrito é anterior ao Nascimento de Jesus. Logo, o julgamento seria com base em seguir ou não os preceitos da Lei. Não tinha Graça, não como temos em Jesus.

Ainda vemos a observação sobre a situação do ser humano em relação aos animais. Lembremos que o texto, em boa parte, trata das observações do autor sobre se viver sem outra esperança além dessa vida! Sem essa esperança, o ser humano ou qualquer outro animal tem o mesmo fim: a morte, voltar ao pó! Mesmo entre aqueles que não depositam sua esperança no Senhor, ainda há quem acredite que há mais do que esta vida. Mas sem a esperança que depositamos no Senhor não temos outra coisa a esperar: apenas o pó.


Assim, sem a esperança que temos no Senhor, o que resta é apenas vivenciar muitas coisas enquanto temos tempo de vida. E sem saber quanto tempo há para tal. Depois, apenas o pó! Mas quando esperamos no Senhor, podemos confiar que temos muito mais a esperar do que este tempo que vivemos aqui. Mesmo que a maldade pareça ser mais presente, devemos buscar o querer do Senhor e fazer a diferença no que depender de nós. Quem não tem essa esperança no Senhor, apenas vê essas coisas que acontecem e espera apenas o pó. Mas ao depositarmos nossa esperança no Senhor, entendemos que mesmo que haja situações ruins e estranhas, maldade, impiedade e coisas assim, ainda podemos esperar no Cuidado do Senhor! E vivemos desde já na confiança dessa diferença!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário