quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Somos chamados para andar no caminho do Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

1 Samuel 7.2-4

2 E desde o dia em que a arca ficou em Queriate-Jearim passou-se muito tempo, chegando até vinte anos; então, toda a casa de Israel suspirou pelo Senhor.
3 Samuel, pois, falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a ele só; e ele vos livrará da mão dos filisteus.
4 Os filhos de Israel, pois, lançaram do meio deles os baalins e as astarotes, e serviram ao Senhor.

Todos que conhecem a vontade do Senhor entendem que essa é a melhor forma de viver. Algumas pessoas conhecem parte disso, outros conhecem o que as pessoas acham ser a vontade do Senhor, e nesse caso, há quem entenda que não seja algo bom. Mas conhecer a vontade do Senhor de verdade é diferente de conhecer parte ou conhecer o que as pessoas acham que é o certo. É ser guiado pelo Espírito Santo, vivendo longe do erro não por "certo ou errado", mas por direção do Senhor.

A herança do tempo da Lei que lemos no Antigo Testamento e ainda nos dias de Jesus (que antes de não ser recebido pelos seus, os judeus, veio para eles e só depois, quando esses não O receberam, a salvação se amplia para todos e alcança a todos que O receberam, os que creem no Seu nome) faz a muitos quererem as regrinhas do "pode ou não pode" em detrimento do "tudo é lícito, mas nem tudo convém".

Mas pensando no texto de 1 Samuel que inspira a mensagem de hoje, vemos um povo que conhecia a vontade do Senhor, mas se afastou dela mais uma vez. Desde o tempo no deserto, ou o tempo dos juízes, vemos muitas "idas e vindas" do povo em relação ao que é vontade do Senhor. Quando se afastavam, coisas estranhas e ruins aconteciam com violência. Quando se voltavam para o Senhor, essas coisas estranhas e ruins deixavam de acontecer e a sorte do povo era alterada. Não quer dizer que não havia problemas, daqueles que vemos no dia a dia, em qualquer das situações! Mas a nação prosperava enquanto nação quando se voltava para o Senhor e tinha problemas sérios quando se afastava Dele. Alguns acham que ao seguir a vontade do Senhor não temos mais os problemas do dia a dia, mas esses podem acontecer com todos! E ainda que enfrentemos esses, a bênção do Senhor se apresenta em nos livrar de situações mais sérias que acontecem ao nosso redor. E mesmo que não nos livre, servimos ao Senhor porque sabemos que Sua vontade é a melhor!

Vemos no texto que o povo passou mais uma vez por problemas por se afastar da vontade do Senhor. Quando se voltaram para a Palavra do Senhor, para a Vontade do Senhor, a sorte mudou! Não é simplesmente fazer o que parece certo, mas fazer a vontade do Senhor. O que parece certo pode ser o começo, mas nem sempre é isso que nos faz viver a vontade do Senhor. É claro que devemos fugir do que é errado, mas nem sempre o que é certo todos terão que fazer todas as vezes, ou o tempo todo. Nem todos são chamados para viver a experiência missionária entre outros povos, apesar disso ser certo! E quem não tem esse chamado, se fizer, estará longe da vontade do Senhor para a sua vida! Já escrevi isso muitas outras vezes!!!

Assim, que deixemos de lado o que parece certo e a tentativa de controlar o que as pessoas devem fazer. E que possamos pregar e viver a experiência da Graça e da direção do Espírito Santo. E, dessa forma, deixar o caminho errado, para seguir de acordo com a vontade do Senhor. E que o hábito de achar que uma pessoa que erra está definitivamente condenada ou não é fiel, seja deixado de lado, pois aquele que reconhecia seu erro e se voltava para o Senhor, até mesmo no tempo da Lei, experimentava o perdão e a nova direção da parte do Senhor. Quanto mais no tempo da Graça...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário