segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (2.1-11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

1 Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
2 Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve?
3 Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne, sem deixar de me guiar pela sabedoria, e como me apoderar da estultícia, até ver o que era bom que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu, durante o número dos dias de sua vida.
4 Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas;
5 fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies.
6 Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores.
7 Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
8 Ajuntei também para mim prata e ouro, tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número.
9 Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho.
11 Então, olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.

O autor de Eclesiastes segue em sua observação sobre as coisas que se pode ter "debaixo do sol" e mais uma vez entende que "tudo é vaidade".

Mesmo aquele que sempre está alegre, com riso, felicidade... só isso serve mesmo? Se a esperança está apenas nas coisas dos nossos dias, não existe expectativa de eternidade ao lado do Senhor, é pouco...

Até a bebida, que muitas vezes é atacada como algo ruim, o autor diz que provou do vinho, mas com o cuidado para não se deixar de guiar pela sabedoria. Quer dizer: bebia, sem exagerar... E com esse estímulo, queria ver se é possível notar algo que seja agradável e digno de esperança "debaixo do sol".

Bebeu... Fez construções... Plantou hortas e jardins (isso faço também!)... Pomar... Construção de tanques de água para cuidar das plantações... Em sua cultura, comprou servos e servas, teve servos nascidos em casa... Teve grandes possessões de gados e rebanhos, mais do que todos antes dele... Guardou um grande tesouro, também sendo o mais rico de seus dias... Enfim... tudo o que queria ter, tinha... E parecia trazer alguma alegria, mas era vaidade, não havia proveito nem mesmo assim "debaixo do sol"...

Podemos comprar nossa casa... nada contra essa compra... Na praia, no campo... Ter o carro do seu desejo... melhores equipamentos como TV, tablets, Smartphones... Ter um belo jardim, uma bela horta ou um grande pomar... Sei lá... pense nas coisas que trazem alegria ao seu coração e, claro, que não seja algo ruim diante da vontade do Senhor (nosso coração pode nos enganar, não se esqueça disso!)...

Não é errado querer ter essas coisas... Não pode ser a razão de nossa vida e nem podemos condicionar nossa alegria a ter essas coisas... Mas o problema não é ter...


A crise do autor de Eclesiastes é: isso pode parecer importante, até algumas coisas são necessárias, mas não pode ser a nossa maior esperança. Se esperarmos por isso apenas, "tudo é vaidade"... A qualquer momento, podemos perder tudo... A qualquer momento, podemos morrer e deixar todas essas coisas para trás... Podemos até ter essas coisas, mas se nossa esperança é nisso, nas coisas que acontecem "debaixo do sol", "tudo é vaidade"... É apenas vontade de ter... Nos oferece uma alegria momentânea... Nossa maior esperança deve estar para além dessas coisas! Podemos ter isso, podemos querer e buscar muitas dessas coisas... Mas nossa esperança não pode se limitar a isso... Nossa esperança precisa estar para além do que acontece "debaixo do sol"!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário