quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Somos chamados a nos manter no rumo do Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


A mensagem de hoje, mais uma vez, não tem um texto específico como motivador, mas tem um livro como um todo: O Livro de Jó! É com a sua história em mente que iremos escrever as linhas da mensagem de hoje:

A Bíblia atesta que Jó foi uma pessoa com posses e importante em seu tempo. Ele é citado, por exemplo, em Ezequiel 14.14 e Tiago 5.11.
 
Jó era um gentil. Acredita-se que era descendente de Naor, irmão de Abraão. Conhecia Deus pelo nome de “Shaddai” - o Todo Poderoso (há, pelo menos, 30 referências a Shaddai no Livro de Jó).

A maior parte do livro é composta por diálogos entre Jó e seus amigos, seguidos pelo desafio de Eliú a Jó. Os quatro homens tentam responder a pergunta: Por que sofre Jó?
 
Observando o exemplo da vida de Jó, podemos pensar nas situações que acontecem ou podem acontecer conosco no dia a dia. Quantas vezes temos a impressão que algo está fora do rumo, que as coisas estão acontecendo de forma estranha e sem razão, sem motivo, apenas estão acontecendo. Buscamos no Senhor o entendimento, queremos saber se temos que nos acertar em alguma coisa e nada nos é dado como resposta. Apenas as coisas continuam estranhas. E pode até acontecer de pessoas ao nosso redor, que sabem de nossa fé, começarem a questionar essa experiência que temos com o Senhor! Em vez de encontrar apoio, consolo, sugestões... podemos encontrar questionamentos e mais questionamentos, mesmo dos mais próximos!

Podemos notar que o livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. E sobre isso, acredito que esse seja um livro que nos apresenta mensagens muito interessantes. Podemos entender que nem sempre recebemos dificuldades por conta de erros de nossa parte e somos chamados a manter fidelidade ao Senhor, independente de nossa situação, para contar com Seu cuidado e apoio. Não importa o quanto busquemos ao Senhor, ainda podemos conhecer mais de Sua bondade. lemos no começo do livro que Jó fazia isso, inclusive, por conta de seus filhos que poderiam ter cometido algum pecado. Jó descobre que, mesmo com toda essa busca, ainda havia mais do Senhor para ele conhecer e, com isso, continuar buscando.

Jesus deixou claro que no mundo passamos sim por aflições. Mas Ele mesmo recomendo que devemos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo! As coisas estranhas e ruins não acontecem apenas como "punição" a erros cometidos. Todos podem passar por momentos ruins...

Nós podemos sim sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são "falsos mestres" que ou não conhecem ou não aceitam completamente a Palavra do Senhor - querem apenas algumas partes, querem que a Palavra se converta ao que eles querem em vez de se converterem ao que diz a Palavra. Jó, nosso exemplo de hoje, perdeu tudo. Podemos lembrar de Jeremias, que foi preso. Ou ainda João Batista, que foi decapitado. Sem contar com o próprio Mestre: Jesus foi crucificado. Você e eu não estamos imunes a tais situações! Podemos, sim, também sofrer. Os problemas da vida não sugerem necessariamente falta de fé, e nem sempre são provas de algum terrível pecado na sua vida. Pode até ser, mas não acontece sempre!


Assim, que possamos aprender com Jó que precisamos sim nos manter no rumo do Senhor. Que possamos observar cada dificuldade e, mesmo não gostando de passar por nenhuma delas, que possamos notar que o cuidado do Senhor se apresenta, mesmo quando parece que Ele está em silêncio. Não somos provados além do que possamos suportar e com cada uma das provas, o Senhor poderá sim nos dar a forma de resistir e superar cada uma! Que possamos manter nossos olhos no Senhor e buscando sempre Sua vontade para que possamos enfrentar cada dificuldade que se apresentar em nossa caminhada!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário