quinta-feira, 10 de abril de 2014

Conhecer para testemunhar, viver e suportar...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

2 Timóteo 2.1-13

1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus;
2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.
4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.
6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho,
9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.
11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos;
12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.

Neste texto, que apresenta inicialmente o convite para o discipulado, vemos Paulo dando algumas instruções para Timóteo. E precisamos observar se tais instruções não são dadas também para cada um de nós!

Entendo, sinceramente, que o Espírito Santo dá o dom a cada um, muito mais que apenas para agir na comunidade de fé e na obra do Evangelho de forma direta, mas também indo na direção da sociedade que deve ser impactada com o testemunho e o anúncio da Mensagem do Evangelho que temos para fazer em cada ação que realizamos. Desde abrir a Bíblia e ler até o mais amplo ato de solidariedade humana, mesmo sem falar nada da Bíblia, cada uma das nossas atitudes precisa sim ter esse compromisso com a Mensagem do Senhor!

Por isso entendo que a Política precisa sim ser discutida e pensada. Por isso entendo que cada atitude nossa no trânsito, na fila do banco, no "troco a mais", absolutamente tudo, precisa ter como principal interesse a demonstração na prática da mesma Mensagem. Sempre que possível, no máximo possível, principalmente no que depender de nós. Algumas vezes deixaremos o testemunho porque "perdemos a linha" mesmo. Nesses momentos, devemos mudar o caminho, nos confrontar e alterar a história, indo na direção do testemunho que não foi dado, para dá-lo agora. Assumir a sua culpa, seu erro e ir na direção do ajuste necessário para dar o verdadeiro testemunho. Agora, há momentos que não depende de nós isso. Nesse caso, o que temos que fazer é orar e estar sempre prontos para que haja mudança no caso, aproveitando a oportunidade que o Senhor permita, sempre respeitando o espaço do outro, caso o outro não queira isso - por isso o "no que depender de nós"...

Não devemos aprender a Mensagem do Senhor para vivê-la apenas quando estamos na Igreja ou na frente de outras pessoas que acreditam na mesma coisa, ou ainda em alguns momentos na frente de outros, para dar testemunho apenas em alguns momentos... Aprendemos para viver nas coisas do dia a dia! Indo para o trabalho, no próprio emprego, onde estudamos, nos lugares que frequentamos, na praia... enfim... em cada lugar que o Senhor nos permitir ir!

Acontece que há coisas que alguns farão com mais aptidão que outros. É a manifestação do Dom do Espírito! Se fizermos buscando o Reino de Deus em primeiro lugar, sempre encontraremos a melhor forma de agir mesmo na sociedade, sem o compromisso com o erro, mas querendo a apresentação da verdade e entendendo que o melhor poderá vir quando buscarmos de acordo com o desejo do Senhor, que é muito melhor que o desejo humano.

Meu dom principal é este: escrever e falar das coisas do Senhor. Também posso cantar em alguns momentos, esse já foi o principal antes, mas hoje a responsabilidade maior, entendo, está no que escrevo e falo sobre a Mensagem do Evangelho. E mesmo que na sociedade tenhamos que conversar sobre os mais variados assuntos, é buscando a conciliação entre a Palavra e o que acontece que estarei me apresentando.

E você? Qual o seu dom, o seu talento, que pode ser a sua forma de atuação para o devido anúncio da Mensagem? Desde apenas abrir a Bíblia e ler, sem maiores explicações, passando por uma boa limpeza na igreja ou na casa de um irmão que está precisando de ajuda, até até aquilo que você faz profissionalmente, tendo a devida dedicação para a Obra... Pense, ore e execute, mas sempre com o devido conhecimento da Palavra. Fortifica-te na Graça que há em Cristo Jesus. Ouça da própria Palavra, lendo, ouvindo... Busque conhecimento com quem anuncia de fato o que está escrito (para saber isso, é preciso conhecer a Palavra, logo, ler por contra própria, e ter a direção do Espírito Santo). E o que você conhecer, transmite para outras pessoas fiéis e que queiram ensinar a outros. E se dedique na Obra, com seu talento, qualquer que seja, e em todos os lugares que você for. Pratique a Palavra por onde você andar e em cada situação, no máximo possível e sempre no que depender de você. E se em algum momento se afastar da Palavra na prática da vida, volte, faça a reconciliação e siga o ajuste de acordo com a Palavra! Testemunhe por onde andar, não só com o recitar da Mensagem, mas por viver essa Mensagem.

A partir de viver essa realidade, você poderá experimentar primeiro dos frutos do trabalho. Não quer dizer "ausência de problemas", mas a certeza que o Senhor está no controle e, mesmo diante da maior dificuldade, ainda assim experimentar a paz que está acima de todo entendimento humano! Mesmo quando parece que não tem como estar em paz, estamos - essa é a paz que está além do entendimento humano; aquela onde nada está errado, o ser humano entende... Mas isso é história para outra meditação, permitindo o Senhor, em outro momento...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário