segunda-feira, 30 de junho de 2014

Quero ser capaz de lembrar do que pode me dar esperança...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Além de ter o seu livro, Jeremias tem outro livro chamado de Lamentações. Por conta do contexto de seus escritos, reconhecemos esse profeta como o Profeta Chorão.
 
É fácil entender porque ele tem esse apelido. Basta ler os seus livros e conhecer a história!
 
Jeremias viu muita coisa ruim. É durante seu tempo de profeta que acontece a derrubada do reino, que é tomado pelos babilônicos. O rei é preso, feito cego, o povo passa a ser subordinado à Babilônia, a cidade é derrubada, o Templo é destruído...
 
Foi um tempo complicado...
 
Ainda assim, sendo conhecido como o profeta chorão, tendo visto tanta coisa ruim, me deparo com algo que parece destoar desse apelido. É quando chego ao capítulo 3 de Lamentações, especificamente no versículo 21:
 
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.
 
Alguém que de fato viu muitas coisas ruins e tem muitas imagens chatas para se lembrar nos dá um exemplo de como enfrentar as situações adversas: buscando na memória aquilo que pode dar forças pra continuar!
 
Ele ia lembrar sem fazer esforço das coisas ruins que aconteceram. As marcas que faziam essa lembrança ficar viva estavam na realidade do exílio, da destruição da cidade, do Templo, do julgo babilônico. Mas ele quer trazer à memória o que pode dar esperança, o que pode trazer forças para continuar indo em frente, na certeza de que o que está ruim hoje será resolvido em breve!
 
O Profeta Chorão quer lembrar de coisas que podem dar esperança em meio ao momento triste...
 
E nós? Nos acomodamos diante das dificuldades, achamos que realmente está difícil e que não tem jeito e até temos explicação de sobra pra permanecer em tristeza ou buscamos em nossa memória o quanto o Senhor já agiu no passado (tanto nas páginas da Bíblia, como na vida de pessoas conhecidas ou não, ou até em nossa própria vida), para termos forças para continuar esperando o milagre?
 
Nosso desafio hoje é ser como Jeremias: encarar as dificuldades, até mesmo falar das mesmas, mas não perder de vista que o Senhor pode mudar essa história de dificuldade. E mais: não ficar apenas remoendo nas dificuldades, mas buscar forças em oração e em testemunhos, lembranças da ação do Senhor, mudando a história. Aquele que abriu o Mar Vermelho para que o povo hebreu passasse e depois fechou para impedir a passagem dos egípcios, Aquele que não permitiu que as roupas ou calçados do povo, durante 40 anos no deserto, desgastassem, Aquele que proveu sustento e água em situações completamente adversas, Aquele que trouxe à existência coisas que nem existiam, pode alterar o rumo da sua dificuldade e completar a bênção sobre sua vida.
 
Não importa o tamanho da dificuldade, da dor, da complicação. O que importa é a ação do Senhor independente disso, nos trazendo bênçãos, vitória e manifestação de graça e cuidado a cada instante!
 
No meio das dificuldades, lembre que o Senhor já agiu e vai agir novamente! Creia!!!
 

Eu quero trazer à memória aquilo que pode me dar forças para continuar, mesmo no meio da dificuldade. Não quero afundar na dificuldade, mas quero segurar nas mãos do Senhor e caminhar seguro da vitória. Quero lembrar que Ele já agiu e não importa o quão difícil esteja hoje, sei que o Senhor está cuidando de tudo. Quero continuar em direção à manifestação da vontade do Senhor, sabendo que não há dificuldade que pode me impedir de chegar ao completo de Deus para mim. Não quero olhar só para as dificuldades e lamentar as mesmas. Quero olhar, até, se necessário for, lamentar, mas lembrar que posso seguir em frente, pois o Senhor está no controle como já esteve no passado! Sei que irá se manifestar sobre mim não a derrota da dificuldade, mas a bênção da vitória no Senhor! Creia!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário