quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Somos chamados para acreditar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Rute 1

1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
2 Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noemi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
5 E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então, se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que o Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8 disse Noemi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram.
10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11 Noemi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12 Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14 Então, levantaram a voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Pelo que disse Noemi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16 Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo Noemi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noemi?
20 Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.
21 Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
22 Assim, Noemi voltou e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada.

Lendo o primeiro capítulo de Rute com os olhos da atual prosperidade pregada em muitos púlpitos cristãos, poderíamos pensar que tem alguma coisa estranha ou no texto, ou na pregação. A família tem problemas, como talvez outras tantas, e prefere se mudar. Mas depois da mudança, os homens da casa morrem. Numa sociedade machista e patriarcal, a mulher precisava buscar ajuda e apoio do homem... Logo, da forma como as coisas ficaram, sem um homem na casa, a situação não era nada próspera e não havia muitas perspectivas...

Assim, Noemi prefere voltar para sua terra. Pelo menos, haveria de ter os costumes de sua casa, dos mais próximos e quem sabe o Senhor fizesse alguma coisa no meio daquela situação. Seria mais fácil encontrar entre os mais conhecidos e os que seguiam a mesma fé alguém para ajudar!

Talvez, depois da volta, a pregação da prosperidade tente se agarrar, porque sabemos que o Senhor entrou com providência nessa história e mais: Rute veio a fazer parte da genealogia de Davi! Era necessário que tudo acontecesse daquela forma para que a história pudesse ter esse encaminhamento. Será que Rute iria deixar Moabe sem essa situação de dor que viveu ao lado de sua sogra? Possivelmente, ela teria outro casamento, com outra pessoa... principalmente se Elimeleque nem deixasse sua casa! Ou, se Rute fizesse o mesmo que Orfa, não seria dessa forma. Mas o Senhor tinha um plano e para isso, foi necessário:

- ter a fome no dia dos juízes;

- Elimeleque resolver se mudar;

- seu filhos se casarem "na outra terra" e não com mulheres de sua própria terra;

- os homens morrerem sem deixar outro homem para "cuidar das coisas";

- Noemi decidir voltar e Rute ir até o fim no seu desejo de acompanhar a sogra, mesmo sem perspectivas.

Em vez de melhorar a situação, parecia que ela piorava a cada novo evento! Mesmo sem falar em pecado, falta de busca, e coisas do tipo. Era apenas a situação que tinha que acontecer.

E o Senhor agiu. Sabemos que a história teve um direcionamento favorável! Dessa forma, claro que devemos deixar de lado o pecado, buscar com mais afinco a vontade do Senhor, mas algumas vezes, as situações "ruins" acontecem porque o Senhor tem mesmo um propósito para fazer algo na história! Assim, depois de buscarmos a nossa responsabilidade e nos acertarmos diante do Senhor, se houver necessidade de acerto, deixemos o Senhor agir mesmo no que parece "ruim". Se o Senhor está agindo, mesmo nisso Ele fará algo maravilhoso! Em algumas situações, temos que deixar o Senhor mudar a história, aceitando que temos que fazer coisas diferentes, abrindo mão de algo ou o que seja equivalente. Em outras, apenas deixar o Senhor agir na sequência da história e saber que mesmo diante das situações ruins o Senhor pode fazer o melhor. Não acreditemos apenas que acontecem só coisas boas aos nossos olhos como se fosse a vontade do Senhor. Tem momentos que as coisas que achamos ruins precisam acontecer para que se apresente a melhor história da parte do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário