quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Conhecer e anunciar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Colossenses 1.24-29

24 Agora, me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a palavra de Deus,
26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos,
27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.

Lemos no presente texto recomendado de Colossenses Paulo fazendo uma apologia do seu ministério, afirmando que recebeu a mensagem que pregava do próprio Deus e que a proclamava zelosamente a todos. Ele não se negou a desenvolver esse trabalho e vemos em outras cartas ou ainda em Atos dos Apóstolos o quanto ele se preocupou com a pregação entre os gentios. Mas isso não fez Paulo deixar de ser judeu, como lemos em Atos dos Apóstolos tão claramente. Ele entendia que os judeus deviam seguir ainda alguns dos ensinamentos que marcavam a nação, ajustando o entendimento no que Jesus anunciou e deixando de lado o que não era mais necessário diante do Sacrifício de Cristo (como recomenda a Carta aos Hebreus, por exemplo).

Paulo entendia que aquele que descendia do judaísmo, devia seguir aquilo que ainda o identificava com a nação. Fez isso com Timóteo ou seguiu pessoalmente essa ideia, como lemos em Atos dos Apóstolos, não para a salvação em seguir essas coisas, mas para manter a ideia da nação. E entendia que aos gentios não deveria ser imposto o mesmo fardo, pregando a Graça de forma ampla e clara!

Essa era a base da pregação de Paulo. E ele defendia o seu trabalho, pelo que lemos em textos como o que recomendamos aqui.

A pergunta que fica agora é: isso era algo apenas para os dias de Paulo ou apenas para ele fazer?

Entendemos que não, claro! Precisamos ter claro qual é a mensagem, como pregar e anunciar de forma clara a vontade do Senhor. Não podemos deixar essa responsabilidade para alguns apenas. Isso é para todos! Devemos meditar e conhecer a Palavra do Senhor e anunciar o que realmente a Palavra diz. Não o que as pessoas acham melhor, mais bonito, mais "certo"... Mas pregar o que diz de fato a Palavra!

Que possamos, como Paulo, conhecer a mensagem e anunciar! Não deixemos isso apenas para alguns, mas estudemos todos a Palavra do Senhor. Essa foi uma das lutas da Reforma Protestante! E alguns hoje em dia querem deixar a interpretação para apenas alguns de novo, como era antes da Reforma... E que possamos, assim, ampliar a cada dia o entendimento da mensagem de salvação tal qual a Bíblia revela e não como muitas vezes é pregada sem a devida coerência com a Bíblia toda. Já nos dias de Paulo alguns usavam apenas uma parte da ideia para tentar defender algo, que pode se confirmar com parte do ensinamento, mas não se confirma com a coerência do todo. É com o esse todo que devemos ter compromisso e é com esse todo que o Senhor tem o Seu compromisso! Conheçamos e Anunciemos o que realmente diz a Palavra!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário