quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Somos chamados para seguir pelo caminho do Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

2 Samuel 12.1-15

1 O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2 O rico tinha rebanhos e manadas em grande número;
3 mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha.
4 Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede.
5 Então, a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
6 Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.
7 Então, disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul,
8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto.
9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas.
10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol.
12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.
13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá.
15 Então, Natã foi para sua casa.

Alguns entendem a fidelidade do ser humano para com o Senhor como se não fosse possível agir de forma errada. O ideal é isso mesmo!

Mas a fidelidade de muitos dos personagens Bíblicos se apresentou algumas vezes depois de um erro. Um dos exemplos é o do texto acima, onde o homem segundo o coração de Deus teve seu pecado desvendado, confessou seu erro e recebeu o perdão. Mas não sem as consequências do ato!

O perdão se revelou em poupar sua vida e naquele momento o reino. Mas ele teve que conviver com consequências de seus erros.

A consequência não quer dizer que estamos sendo "castigados". Se ele estava perdoado, não havia castigo! Mas as atitudes que tomamos geram sim consequências, qualquer que seja a atitude, não apenas as que podem parecer "castigo" mas todas. O fato de ter uma consequência de um pecado, de um erro, não quer dizer que não temos perdão e nem que temos que seguir com o erro! A nossa fidelidade para com o Senhor se apresenta também em deixar o erro, voltar para a luz!

O ideal, como escrevi, é não seguir pelo caminho do erro. Mas se isso acontecer, como foi até mesmo no tempo da Lei, podemos sim nos acertar diante do Senhor, principalmente no tempo da Graça. Alguns se sentem condenados depois de um erro, outros acham que não eram convertidos ainda ou até que seguem no pecado. Mas o pecado confessado com sinceridade diante do Senhor por Ele é perdoado! E nós vamos seguir "condenando" aquele que o Senhor já pode ter perdoado? Se com a Lei isso era possível, quanto mais neste tempo que vivemos a Graça...

Assim, siga pelo caminho do Senhor. Fuja do caminho errado. Mas se ele aparecer diante de você e por alguma razão você começar a seguir por ele, saia dele o mais rápido possível! Não adie a mudança para voltar para o caminho do Senhor. E não se prenda a qualquer coração duro que tente ainda condenar você por algo, nem aceite que só é fiel aquele que não deixa o caminho do Senhor por nada! Davi deixou e voltou, no tempo da Lei, e foi reconhecido como o homem segundo o coração de Deus. As pessoas, muitas vezes, para fugir do erro, exageram nas regrinhas e nas cobranças. O ideal é mesmo não sair do caminho do Senhor!!! Mas se acontecer algo que te afaste disso, não espere que o profeta apareça para apresentar o seu erro diante de si. Volte-se para o Senhor. E se o profeta vier, saiba reconhecer seu erro. O mais importante é seguir no caminho do Senhor. Se nos afastamos dele por qualquer motivo, não se acanhe em voltar, com sincero arrependimento, para ser acolhido pelo Senhor. E que possamos reconhecer que o Senhor pode perdoar aquele que erra, mesmo aquele que já conheceu a Palavra... O segredo é o arrependimento diante do erro, de forma sincera... E se o Senhor pode perdoar, não serei eu a continuar acusando... Afinal... não é minha prerrogativa acusar, mas anunciar, acolher e ajudar na mudança de vida, para se seguir pelo caminho do Senhor. O acusador é outro...

Lembremos que, apesar das consequências, Davi viu o seu filho exatamente com essa mulher como o seu sucessor... Logo, o perdão foi realidade em sua vida! Há mostras disso, mesmo diante do enfrentamento das consequências. Assim, que possamos fugir do caminho errado, tanto de entrar por ele, como de sair dele a qualquer momento que acabemos seguindo por ele, arrependidos, confiando no perdão do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário