segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Oração de Jabez (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido (1 Crônicas 4:9-10).

Poucas pessoas gostam de ler o livro de Crônicas. É um livro que apresenta as genealogias e descendência do povo de Israel. Mas dentro desta genealogia está registrada esta pérola na Bíblia que é a oração de Jabez. Uma oração que serve para todos nós.

A Bíblia fala da vida de Jabez somente nestes versículos.

O significado do nome

Jabez no hebraico Ya‘bets procedente de uma raiz não utilizada e significando “afligir”, “pesar”, “com dores dei a luz”; “aquele que causa dor”. A Bíblia diz que a mãe sofreu muito para dar a luz a este menino.  Jabez era um nome negativo que nasceu sobre o estigma da dor e do sofrimento. Mas, a Bíblia diz que ele foi mais ilustre do que seus irmãos.

Jabez invocou o Deus de Israel

Invocar significa chamar, clamar e gritar. Quando o homem se volta para Deus e invoca [chama] pelo Seu nome, situações turbulentas da vida começam a mudar.

A oração de Jabez contém quatro pedidos:

1. Peço que me abençoe. A Bíblia relata muitas bênçãos ao que crê. A benção esta na mão de Deus e Ele não muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Jabez não negociou com Deus, apenas chegou diante de Deus e pediu: Eu quero que o Senhor me abençoe.

2. Que alargues as minhas fronteiras. Refere-se a pessoas, animais e objetos. Precisamos ampliar nossas fronteiras, crescer em tudo. Jabez foi um homem de visão pediu: Amplie meus territórios Senhor. Isaías 54.2 diz: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”. Onde eu posso firmar minhas estacas: Na oração, na Palavra e no principal fundamento que é Cristo.

3. Que tua mão seja comigo. A mão Deus é nossa proteção.“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmo 91:1). Debaixo da mão de Deus significa manter-se na dependência de Deus, na sua provisão, debaixo de suas bençãos. É estar guardado pelo Todo Poderoso. Quando estamos debaixo da mão de Deus temos visão, projeto, sabedoria e graça.

Veja o pedido ousado de Moisés para o Senhor Deus: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33.14-15). Jamais chegaremos a lugar algum sem a presença de Deus. Hoje o Espírito Santo é a presença real de Deus na vida do crente.

4. E me preserves do mal.  Quando Jabez viu Deus lhe abençoando, as suas fronteiras estavam aumentando e que a mão de Deus estava sobre ele, então Jabez compreendeu a necessidade da proteção de Deus. Por isso ele fez este último pedido dizendo: “e me preserves do mal”. Na oração do Pai Nosso Jesus diz: não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal, ou seja, me preserve do mal; livra me da tentação, do mal e do pecado. O caminho para recebermos as bençãos do Pai celeste depende de nossa intimidade através da santificação, fidelidade e da oração persistente. Através da oração temos livre acesso ao Pai. Por isso o verso 10 diz: “E Deus lhe concedeu o que tinha pedido” (v. 10) e ele se tornou “…o mais ilustre do que todos os seus irmãos” (v. 4).

Deus sempre intervém quando colocamos as prioridades Dele acima das nossas!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário