Esdras 6.16-22
16 E os filhos de Israel, os sacerdotes e os levitas, e o resto dos filhos do cativeiro fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria.
17 Ofereceram para a dedicação desta casa de Deus cem novilhos, duzentos carneiros e quatrocentos cordeiros; e como oferta pelo pecado por todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel.
18 E puseram os sacerdotes nas suas divisões e os levitas nas suas turmas, para o serviço de Deus em Jerusalém, conforme o que está escrito no livro de Moisés.
19 E os que vieram do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês.
20 Pois os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem; todos estavam limpos. E imolaram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos.
21 Assim, comeram a páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do cativeiro, com todos os que, unindo-se a eles, se apartaram da imundícia das nações da terra para buscarem o Senhor, Deus de Israel;
22 e celebraram a festa dos pães asmos por sete dias com alegria; porque o Senhor os tinha alegrado, tendo mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel.
Hoje, damos ênfase no versículo 17: Ofereceram para a dedicação desta casa de Deus cem novilhos, duzentos carneiros e quatrocentos cordeiros; e como oferta pelo pecado por todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel.
Na época, a forma de dedicar era oferecendo sacrifícios. O povo fez um grande sacrifício de animais, buscando o perdão, oferecendo como oferta ao Senhor. Era a forma que o povo tinha, dentro da lei, para buscar ao Senhor.
A atitude deles nos ensina algo: eles tomaram uma decisão, a de consagrar o templo, e se aplicaram nessa tarefa, realizando algo. Muitas vezes queremos mudar algo em nossa vida, entendemos a necessidade de mudança, chegamos a pensar no que fazer. Mas ficamos na mesma.
O Senhor não nos chama apenas a tomarmos decisões; devemos colocar em prática! Queremos melhorar financeiramente, mas tememos alguma nova oportunidade. Queremos deixar determinado pecado, mas quando vemos estamos mais uma vez praticando aquele que acaba virando um "pecado de estimação" de tanto que pensamos em abandonar e não abandonamos!
Nossa vida diante do Senhor é feita com tomadas de decisão e com atitudes. Não adianta apenas decidir! Temos que seguir na direção da prática. Não adianta saber que está errado e pensar em deixar. Temos que deixar. Não adianta entender que devemos fazer algo. Temos que fazer!
Além disso, hoje não oferecemos sacrifícios como estes que o povo realizou. Mas devemos apresentar nosso louvor ao Senhor. Muitas vezes nem estamos vendo coisas boas acontecendo. Ainda assim, somos chamados a louvar, não por falsidade ou porque isso fará mudar a situação, mas porque o Senhor, ainda que pareça ruim a situação, está no controle. E só isso já é motivo de sobra para louvarmos ao Senhor. Além disso, poderemos ter grandes experiências com o Senhor. Com essas, será muito mais fácil notarmos que precisamos louvar. Mas não devemos deixar de louvar ao Senhor em nenhuma situação!
Tome uma atitude em relação à vontade do Senhor. Decida-se por realizar o que Ele quer. E não deixe de agradecer, de louvar, pois o Senhor cuidará de nós em cada momento. Se soubermos discernir, veremos que mesmo no meio da angústia, no "dia mal", ainda podemos sentir o toque do Senhor e poderemos louvar com gratidão. Ainda mais quando Ele realizar coisas grandiosas. Decida realizar a vontade do Senhor e faça, louvando em todo o tempo!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor