terça-feira, 4 de março de 2014

TESTEMUNHO DO ESPÍRITO (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

É importante entender que convicção e presunção são coisas distintas. Convicção é definida como "certeza adquirida por fatos ou razões; persuasão íntima, convencimento" e para Presunção temos "Ação ou efeito de presumir; Suposição que se tem por verdadeira até prova em contrário; Opinião geralmente infundada ou exagerada de si mesmo; de suas próprias qualidades; pretensão; fatuidade; vaidade; afetação".

A certeza que o Espírito traz é definitiva: é a certeza de alguém que passou de escravo do pecado para filho de Deus. Identificamos, assim, que a experiência do novo convertido se traduz por uma atitude baseada no amor paternal de Deus e não numa religiosidade de castigo e recompensa, ou ainda, numa religiosidade que possa ser comparada à escravidão. Não se trata de obedecer regrinhas, mas deixar de praticar aquilo que não agrada ao Senhor. Antes, não conseguíamos; com esse testemunho é possível. Aquele que tem o Espírito não está debaixo da Lei (Gálatas 5.16-18). Ele vive segundo o Fruto do Espírito. E é sempre importante deixar claro que o "fruto" do Espírito aparece no singular mesmo na Bíblia!

Outra crescente confusão em nossos dias diz respeito à atuação do Espírito: batismo no Espírito, avivamento etc. . Afirmar que aqueles que estão cheios do Espírito devem gozar de autoridade e reconhecimento por parte daqueles que não tem o Espírito é errado. Todo Cristão verdadeiro possui o Espírito, na media em que ‘se esvazia de si mesmo’. Quando Paulo diz: “Enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18), não autoriza a ninguém se vangloriar. Somente pela fé é que se recebe o Espírito Santo, numa atitude de submissão a Deus, e isso, com o único propósito de andar na plenitude do Espírito e de seu fruto, bem como ser capacitado para o exercício do nosso chamado no trabalho do Senhor.

Permitindo o Senhor, continuaremos na próxima semana.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário