terça-feira, 26 de agosto de 2014

Testemunho do Espírito (14) - Conclusão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A liberdade do Espírito visa também o que é do outro, sem contar que ela destrói as obras da carne, e deixa de lado essa necessidade de aparência, de querer mostrar algo para o outro ou de querer que o outro mostre algo apenas por prática (ou achar que a prática revela o que realmente vem do coração e não é algo apenas de aparência), de querer ser aceito por atitudes, pois a aceitação passa apenas por aceitar o Senhor e deixar o que é errado (não necessariamente ficar fazendo coisas tidas como certas apenas para que os outros vejam e achem que há testemunho, mas deixar o que é errado), e não apenas na busca do que aparece para os outros. Uma vez vivendo a liberdade do Espírito, podemos amar ao próximo como a nós mesmos, realizando exatamente com o outro aquilo que gostaríamos que fosse realizado conosco: não julgamos por atitudes, mas aceitamos por conta da busca da vontade do Senhor, que vai além de praticar atos que parecem certos aos olhos das pessoas.

A “liberdade” estava sendo usada como pretexto para condutas abusivas e contrárias ao amor ao próximo. Vemos a lista de obras da carne em Gálatas 5.19-21. Divisões e contendas encobriam a unidade interna pela ausência do amor. Isso leva quem pratica tais obras a um fim certo: 5.21b.
O amor cristão tem que ser uma realidade na vida em comunidade. Como pode este se expressar? Vemos ver a lista do fruto do Espírito em Gálatas 5.22-23a. Ressaltamos que a Bíblia traz essa lista de atitudes do fruto do Espírito (no singular). Mas não são várias posturas e atitudes? Sim. Na realidade, todas as atitudes dessa relação mencionada por Paulo devem acompanhar o cristão como um todo. Por isso são todas um fruto. São várias partes do mesmo fruto. Imagine uma mexerica: na realidade, ela é uma fruta com várias partes (os gomos). Cada atitude é um gomo. Mas a fruta só é completa quando temos toda a mexerica. Podemos ter várias das atitudes da lista mencionada, mas só teremos o fruto do Espírito quando deixarmos de selecionar aquilo que queremos viver e deixarmos de lado o que não queremos. Só assim teremos o Espírito em nossa vida na plenitude.

Vemos que o Fruto do Espírito não se preocupa com “usos e costumes”, formas de se fazer alguma coisa e afins. A preocupação é com uma forma de viver, para além das coisas que se possa fazer e que parecem certas. Vai muito mais além do que se faz para manifestar tais atos: é algo que permeia a vida do cristão, independente da observação de atitudes tidas como certas ou erradas. Não é um “não faz isso” ou “faz aquilo”, que poucos notam, mas que retoma a questão da Lei Mosaica, mas é algo que permeia a reação do cristão em cada uma de suas atitudes no dia a dia.

Quando agimos dessa forma, mortificamos as obras da carne, as quais a lei condena, vivendo dentro do fruto do Espírito, contra o qual a lei não se pronuncia contra, antes incentiva.

A igreja hoje, como comunidade que se reúne em torno do Evangelho de Cristo, é chamada a viver de maneira diferente a liberdade, que atualmente é “pregada” com objetivos que levam a relações de poder injustas e opressoras através do próprio modo de viver. E mais: a igreja, além de viver de acordo com os princípios de Cristo, pautada pelo Espírito, é chamada a denunciar a sociedade em seus erros. Como poderemos ir contra os erros dos que são de fora da igreja se nós mesmos, que dizemos ser contra a práticas de privação da liberdade dos outros, dizendo viver o “amar uns aos outros…”, não praticarmos isso em nossa vida pessoal e comunitária? Denunciar uma forma de vida que é contrária ao que entendemos como melhor não é impedir o outro de viver daquela forma, se ele quiser. Mas nós não podemos deixar de anunciar como vemos as coisas. Ambos devem se permitir a liberdade: aquele que vive algo diferente do que pregamos, deve nos assegurar a liberdade de pregação e nós, mesmo pregando “contra” alguma atitude, devemos entender que a pessoa tem o direito de fazer aquilo se ela quiser, mas sem nos impedir de pregar e viver o que queremos. Assim, se respeita a liberdade na sociedade, tal tal aconteceu com Jesus e o Jovem Rico (ler Mateus 19.16-30): a ele foi anunciado o que deveria fazer e ele não aceitou fazer aquilo. Tem que poder anunciar e cada um aceita ou não, e ainda assim, se respeita a decisão de cada um.

A liberdade cristã é limitada pelo amor, e este limite tem como consequência o viver o fruto do Espírito - verdadeira liberdade Cristã. A carne, por sua vez, representa o egoísmo presente na essência do ser humano, que vai contra o fruto do Espírito e seus desdobramentos. A liberdade no mundo atual exclui e divide; a verdadeira liberdade cristã inclui amorosamente todos os seres humanos, e anuncia a possibilidade de viver as coisas de acordo com a vontade do Senhor, deixando a pessoa livre para isso, pronto a acolher, quer a pessoa queira mudar a atitude de vida ou não: não excluímos; antes, acolhemos. A pessoa decide se quer continuar seguindo ou não (o mesmo que aconteceu com o Jovem Rico: a ele foi anunciado o que ele deveria fazer; não foi dito que se ele não fizesse o que foi anunciado, ele teria que se afastar - ele se afastou por conta própria). 


Com isso, a Igreja é desafiada a viver internamente uma liberdade que promova partilha, dignidade, comunhão... bem como denunciar além dos seus limites a liberdade contemporânea que marginaliza (deixa à margem) e oprime.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

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